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Postado em 31 de Março de 2017 às 16h34

Dia Nacional da Saúde e Nutrição!

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ClinicMais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Esta...

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Esta data é importante para refletir como são feitas as escolhas, quando se trata de avaliar a alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à qualidade de vida.

Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas é uma tarefa difícil. Como consequência disso, o hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral (IBGE, 2011).

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição é uma data criada para incentivar a população a lembrar da relação da alimentação saudável com a saúde. A conscientização dos cidadãos sobre a importância do consumo de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais é uma ação fundamental para que o consumo de sódio, açúcar e gorduras saturadas seja reduzido.

O ideal é que a preocupação com a saúde seja incorporada à rotina alimentar, além disso, os hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa, para que possam ser realmente praticados. 


A seguir estão listadas algumas dicas para a prática de hábitos saudáveis:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia;
- Opte por uma alimentação variada e que contemple os diversos grupos de alimentos;
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana;
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos;
- Consuma alimentos integrais;
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
- Beba pelo menos dois litros de água por dia;
- Pratique regularmente exercícios físicos;
- Alimento é mais que ingestão de nutrientes;
- Torne sua vida mais saudável.

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