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Postado em 22 de Fevereiro de 2016 às 14h15

O uso dos termogênicos

ClinicMais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Os suplementos termogênicos são muitas vezes utilizados por pessoas que procuram diminuir o peso corporal. Muitos desses suplementos são formulados...

Os suplementos termogênicos são muitas vezes utilizados por pessoas que procuram diminuir o peso corporal. Muitos desses suplementos são formulados com ingredientes múltiplos com o intuito de aumentar o gasto energético e maximizar a perda de gordura.

Os termogênicos tem como objetivo induzir a termogênese que é definida como uma produção de calor através da energia liberada por reações químicas, controlada pelo sistema nervoso simpático e promovendo a liberação de diversos hormônios.

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.

Para a perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado. Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.

Vale ressaltar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. Além disso, sabe-se que a quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional. O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.

Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide.

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Referências:

VOGEL, Roxanne M. et al. Consuming a multi-ingredient thermogenic supplement for 28 days is apparently safe in healthy adults. Food & nutriotion, jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2016

CARDOSO, Jéssica. et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de nutrição Josué de Castro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2016.

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