Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 22 de Novembro de 2016 às 08h37

Ação da faseolamina no organismo feminino!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Alguns efeitos do envelhecimento que são prejudiciais à saúde, são maiores no sexo feminino em função da menopausa. Dentre esses...

Alguns efeitos do envelhecimento que são prejudiciais à saúde, são maiores no sexo feminino em função da menopausa. Dentre esses efeitos, encontram-se aqueles de ordem metabólica, funcional e morfológica, e que provocam alterações no metabolismo, na composição corporal, na taxa metabólica de repouso, na capacidade funcional osteomuscular afetando a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde.

Evidências indicam que o uso de Feijão Branco é uma das possibilidades para reduzir essas alterações metabólicas provenientes do envelhecimento e da menopausa, principalmente por prevenir e tratar doenças crônicas oriundas do metabolismo glicídico.

Para a fase da menopausa não existem recomendações nutricionais específicas, sendo que a intervenção dietética para essas mulheres baseia-se nas recomendações já conhecidas, de acordo com as especificações para idade e sexo.

Atualmente uma série de medicamentos anti obesidade estão em fase de desenvolvimento clínico, incluindo aqueles de ação central (ex: Radafaxine e Oleoil-estrona), drogas visando sinais de saciedade (ex: Rimonabant e APD 356) e drogas que bloqueiam a absorção de gordura (Orlistat e AOD9604).

Uma variedade de compostos naturais incluindo compostos ativos isolados a partir de plantas, pode promover redução de peso e prevenir a obesidade induzida pela dieta. Dentre esses compostos, um que tem sido utilizado é o feijão branco, (Phaseolus Vulgaris), que possui a capacidade de bloquear a enzima alfa amilase. Os inibidores de alfa amilase estão presentes em grãos, incluindo trigo e arroz, entretanto, a maioria das pesquisas foram realizadas com o Feijão Branco, que possui em sua composição a glicoproteína faseolamina, cuja função é inibir a enzima alfa amilase e bloquear a digestão completa do amido.

Com a inibição enzimática, o processo de transformação dos carboidratos complexos para açúcares simples, absorvíveis, não acontece. Com isso, a disponibilidade de calorias provenientes desses alimentos é reduzida e a rápida absorção desacelerada, influenciando o sistema glicose-insulina que, por sua vez, levaria a um acúmulo menor de gordura.

Assim, diante dos efeitos causados pelo envelhecimento na composição corporal e também a escassez de estudos que associem a suplementação de Feijão Branco, (Phaseolus Vulgaris), com treinamento concorrente, fez-se necessário a realização de investigações que buscassem evidências sobre os efeitos dessa associação sobre a composição corporal de mulheres pós-menopausa.

No presente estudo ficou evidente que apesar dos benefícios descritos na literatura sobre o uso dessa substância isolada e a prática do treino concorrente, a sua associação também pode ser de grande valia para promover alterações na composição corporal de mulheres pós-menopausa, reduzindo a massa de gordura, tanto total como de tronco, e aumentando a massa corporal magra.

Diante do exposto é possível concluírmos que a suplementação com Feijão Branco torna-se um aliado ao planejamento dietético da paciente, fazendo assim que os resultados obtidos sejam mais rápidos e eficazes.

Referências:

PICOLO, Malena Ricci. Efeitos da suplementação com Faseolamina (Phaseolus vulgaris) e do treinamento concorrente na composição corporal de mulheres pós-menopausa. 2013. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. Disponível em:

Veja também

Hibisco: A flor sendo uma fonte poderosa contra doenças05/03 O surgimento da hipercolesterolemia esta relacionada à grande concentração de LDL no plasma sanguíneo, essa concentração pode ocorrer por um defeito no gene do receptor de LDL, gerando um “déficit” na expressão ou função dos receptores, o que acarreta a diminuição do catabolismo da lipoproteína, especialmente pelo......
PEPTGENDERMA COLÁGENO VERISOL CháMais05/01/16 Você já conhece o novo Colágeno em cápsulas PeptgenDerma? Este produto possui peptídeos bioativos de colágeno Verisol que estimulam as células da pele a produzirem mais colágeno.  O PeptgenDerma......
Lactoferrina26/12/16 A lactoferrina (Lf) é uma glicoproteína de 80 kDa que Pertence à família da transferrina e é abundante na Colostro e leite de mamíferos. A concentração de Lf no colostro é de 5-13 g / l e é......

Voltar para Revisões