Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 10h38

Fibras Alimentares

Revisões (23)

EM NOSSA ALIMENTAÇÃO PRECISAMOS FICAR ATENTOS COM A PRESENÇA DE FIBRAS ALIMENTARES DE MANEIRA EQUILIBRADA. ESTAS FIBRAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UMA GRANDE QUANTIDADE DE BENEFÍCIOS E FUNÇÕES PARA O NOSSO ORGANISMO SENDO QUE ALGUNS DESTES BENEFÍCIOS SÃO: SENSAÇÃO DE SACIEDADE, ESTÍMULO DA MASTIGAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, A SECREÇÃO DO SUCO GÁSTRICO. AINDA REGULA O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO, REDUZINDO A ABSORÇÃO DE GORDURAS, COLESTEROL E AÇÚCARES.

Vamos entender melhor as chamadas fibras alimentares. Elas podem ser divididas em fibras alimentares solúveis e fibras alimentares insolúveis.

As fibras alimentares solúveis interagindo com água faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo, também ajudam a diminuir a absorção de gorduras e açúcar, pois uma boa parte desses nutrientes são excretadas junto com as fibras alimentares. Podem ser encontradas em alimentos simples como cenoura, soja ou até mesmo nas hortícolas, mais conhecidas como verduras e legumes.

Encontramos fibras insolúveis nas substâncias vegetais, como o próprio nome diz, não se dissolvem na água, aumentando o tempo de trânsito do intestino diminuindo as possibilidades do aparecimento de hemorroidas e inflamações da parede do intestino. Elas podem ser encontradas em alimentos como o milho, trigo, feijão, mandioca e pães sem glúten.

É muito importante colocarmos em nossa rotina alimentar as fibras alimentares solúveis e as fibras alimentares insolúveis, mas não podemos esquecer que as fibras alimentares são nutrientes, portanto existem recomendações do uso diário que devem ser recomendados e respeitados por um profissional. Como falamos anteriormente as fibras alimentares auxiliam o controle glicêmico e de peso e também são fortes aliadas no combate de outros problemas bastante comuns, como o colesterol e o intestino preso.

Sendo que o consumo de fibras, aliado a uma dieta pobre em gordura saturada reduz as taxas de colesterol no sangue, porque elas absorvem as moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese de colesterol. Finalmente podemos concluir que as fibras alimentares são importantes para saúde e intestinal, pois aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e contribuem para um bom funcionamento, promovendo uma flora intestinal saudável. 

Veja também

Ômega-3 e sua importância para nosso organismo16/07 Um estudo publicado em 2012 na British Journal of Nutrition, teve como objetivo investigar os benefícios do consumo de Omega 3 (DHA e EPA) versus redução dos sintomas depressivos, melhora na qualidade de vida (QV) e cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve (MCI). Através da realização de um modelo de estudo controlado aleatório......
Goji Berry e seus inúmeros benefícios a saúde!20/11/17 O goji berry (Lycium Barbarum) é uma fruta conhecida como fonte elevada dos antioxidantes carotenóides, cujo consumo está relacionado aos benefícios à saúde. Esse alimento funcional é uma fruta de cor vermelha......
Revitá Ella: Whey Protein com tecnologia específica para mulheres!07/11/16 As academias estão sendo muito procuradas por pessoas que desejam emagrecer, melhorar o rendimento, aumentar massa muscular e melhorar a qualidade de vida. Com o aumento da procura por academias e pela prática de atividade física,......

Voltar para Revisões