Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 17 de Agosto de 2017 às 15h41

Xilitol e suas mais Variadas aplicações Clínicas!

O aumento de estudos relacionados com o Xilitol e suas propriedades permitiu que hoje, esse seja aplicado em diversas áreas com relativa importância, a sua utilização é aprovado em vários países na indústria, em produtos farmacêuticos e cosméticos, na Europa o Xilitol tem sido amplamente utilizado nestes três setores há mais de 20 anos.

Na indústria farmacêutica, o Xilitol pode ser empregado como adoçante ou excipiente na formulação de xaropes, tônicos e vitaminas. Entretanto, como seu preço é relativamente alto (custo de produção cerca de 10 vezes superior ao da sacarose ou do sorbitol) ele é normalmente utilizado em combinação com outros polióis que servem como agentes de mistura.

A nível da saúde o Xilitol tem um grande potencial de aplicação nas áreas odontológica e médica, tendo-se mostrado um aditivo de grande eficácia por combater e auxiliar no tratamento de algumas doenças, tratamento de algumas patologias como, diabetes, lesões parenterais e renais, otite média aguda, infeções pulmonares, osteoporose e prevenção da cárie.

O uso do Xilitol como suplemento alimentar (6 a 15% da alimentação) tem demonstrado bons resultados em relação a processos inflamatórios agudos induzidos. Embora pouco numerosas, as pesquisas referentes à aplicação do xilitol na cura ou controle de processos inflamatórios são muito promissoras, pois todas indicam que, com um baixo conteúdo de Xilitol na dieta é possível obter-se resultados positivos num curto período de tratamento, sem prejudicar o funcionamento geral do organismo.

Podemos destacar ainda o Xilitol como um agente terapêutico que pode ser utilizado (dose máxima de 1 mM/L de sangue) por pessoas com deficiência de G6PDH (glicose 6-fosfato desidrogenase) é uma enzima citoplasmática de grande importância para a sobrevivência das células, uma vez que é responsável pela manutenção de um nível adequado da coenzima reduzida NADPH.), uma vez que essa enzima não é requerida para o seu metabolismo. Assim sendo, o Xilitol supre a célula de NADPH2 por meio da oxidação da L-xilulose, mantendo a integridade da membrana dos glóbulos vermelhos.

As características do Xilitol são bastante significativas e seu uso em alimentos em substituição à sacarose e outros edulcorantes, naturais e artificiais, se torna muito favorável. Pode ser consumido por diabéticos e portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, além de tratar e prevenir diversas doenças relacionadas às bactérias, já que não é metabolizado por elas. Pode ser empregado nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica, não é toxico e não apresenta reações alérgicas.

Refências:

DELGADO, Stephanie Irina Lopes. Obtenção de melaço rico em Xilitol a partir da biomassa de milho. 2015. Dissertação de Mestrado.

FRANÇOSO, Larissa de Oliveira. Xilitol: um edulcorante diversificado e benéfico para a saúde humana. 2015.

Veja também

Efeitos do Guaraná em tratamentos de doenças10/04 As plantas medicinais são fontes empregadas pelo Homem para o tratamento e a prevenção de doenças desde a antiguidade. Inúmeros relatos literários remontam aos benefícios terapêuticos das fontes naturais, especialmente sobre as plantas, terapêutica esta hoje denominada de fitoterapia. Atualmente, os insumos farmacêuticos vegetais têm sido......
Pódio na Prova Ciclística 9 de Julho!11/07/16 A tradicional Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, foi um sucesso e movimentou as ruas de São Paulo com mais de 3.500 atletas pedalaram durante todo o sábado, dia 09. O ciclista Bruno Tabazes da equipe Osasco subiu ao pódio e......
Atleta Revitá conquista 2º no Sul Brasileiro07/12/15 A semana começa com comemoração na CháMais. A atleta Revitá Élen Cristina Piazza se destacou no Campeonato Sul Brasileiro Open 2015, neste final de semana na cidade catarinense de Balneário......

Voltar para Revisões